top of page

5 Dicas para um Estilo de Vida Saudável

O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril, em todo o mundo e este ano o teu ginásio tem 5 dicas para alcançares um estilo de vida saudável.

Para alcançar saúde, é necessário seguir um estilo de vida saudável que inclui uma alimentação equilibrada, atividade física regular, sono adequado e redução do stress. Um estilo de vida saudável pode ajudar a melhorar a resistência cardiovascular, a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar mental, prevenindo o aparecimento de doenças e aumentando a qualidade de vida.

Segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), 2016, a prevalência de excesso de peso e obesidade atinge os 61,6% na Região Autónoma dos Açores e cerca de 39,0% dos açorianos são sedentários.

Uma alimentação inadequada e a falta de exercício físico são os principais fatores de risco comportamentais para o desenvolvimento da obesidade e têm impacto na mortalidade por doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e cancro, principais causas de morte em Portugal.



Dicas para um estilo de vida saudável:


1. Alimentação saudável e equilibrada:

Consuma diariamente alimentos nutritivos como as frutas, os hortícolas, leguminosas e cereais integrais, respeitando as porções da Roda Alimentar Portuguesa. Evite consumir alimentos processados, ricos em sal, açúcar e gorduras trans saturadas.


2. Seja ativo(a):

Tente realizar no mínimo de 30 minutos de atividade física diariamente, como caminhar, correr, nadar ou praticar algum desporto. A atividade física regular ajuda a manter a saúde cardiovascular, a força muscular e a saúde mental.


3. Descanse bem:

O sono é fundamental para a saúde. Tente dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite e mantenha um horário regular de sono.


4. Cuide da sua saúde mental:

O stress e a ansiedade podem afetar a saúde física e mental. Tente encontrar maneiras de relaxar, como praticar ioga, meditação ou outras atividades que goste.


5. Mantenha-se hidratado:

Beba pelo menos 1,5L de água por dia e evite bebidas açucaradas ou alcoólicas em excesso. Se se esquece de a beber, tenha sempre visível uma garrafa de água, para que se lembre de a ingerir.


Cada indivíduo é único e pode precisar de cuidados específicos de acordo com suas necessidades.

Neste contexto o ginásio Corpus The Fitness Club, em Ponta Delgada, tem ao seu dispor um Programa de Acompanhamento Nutricional onde tem acesso a consultas de nutrição presenciais ou online e um acompanhamento diário através de uma app que lhe permite comunicar com a nutricionista, ter acesso ao plano alimentar e uma lista de compras personalizada.


O nutricionista é um profissional de saúde especializado em nutrição e alimentação saudável e é fundamental para ajudar as pessoas a alcançarem os seus objetivos, seja para ganhar massa muscular, perder peso, controlar a glicémia capilar, melhorar o perfil lipídico, entre outros. O papel do nutricionista é orientar sobre os hábitos alimentares saudáveis, ensinando a escolher os alimentos mais adequados para cada pessoa e fornecer informações sobre as porções adequadas para cada refeição definindo assim, uma estratégia alimentar individualizada e acompanhando o cliente ao longo do tempo, garantindo que a alimentação esteja de acordo com as suas necessidades e metas.

Além disso, o nutricionista é também importante para orientar sobre suplementos alimentares, bem como para identificar possíveis deficiências nutricionais e propor ajustes na dieta para corrigi-las. Com isso, o nutricionista desempenha um papel fundamental na promoção de uma vida saudável e na prevenção de doenças, sendo uma peça-chave para atingir os seus objetivos.



Nutricionista Estagiária 4081NE






















Referências

· Lopes C, et al. Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, IAN-AF 2015-2016: Relatório de resultados. Universidade do Porto, 2017. ISBN: 978-989-746-181-1. Disponível em: www.ian-af.up.pt. Consultado em abril de 2023.

· OECD/European Observatory on Health Systems and Policies (2021), Portugal: Perfil de Saúde do País 2021, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/766c3111-pt. Consultado em abril de 2023.

· WHO European Regional Obesity Report 2022. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 2022. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. Consultado em abril de 2023.

· Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Alimentação Adequada: Faça mais pela sua Saúde! Abril, 2011. Disponível em www.apn.org.pt Consultado em abril de 2023.

· WHO Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour: at a glance. Genebra: Organização Mundial da Saúde; [2020]. Licença: CC BY-NC-SA 3.0. Consultado em abril de 2023.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page